Blog Bocayuva Advogados

Blog Bocayuva Advogados | Advocacia que atua a favor do empresario em ações tributárias, previdência, assessoria e assistência jurídica em Brasília.

(61) 3032-8936 / 3032-8933

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

4 motivos para sua empresa realizar a terceirização de serviços jurídicos

4 minutos para ler

A terceirização do serviço jurídico é um fenômeno cada vez mais comum dentro dos escritórios de advocacia e nos departamentos jurídicos das empresas. Esse fato é impulsionado pela grande competitividade entre os profissionais e a necessidade de uma gestão mais dinâmica, que consiga trazer os melhores resultados e de forma mais rápida.

Nesse sentido, a delegação de serviços do ramo do Direito proporciona muitas vantagens para o negócio — como, por exemplo, a prestação de um serviço de qualidade. Este artigo vai apresentar um panorama sobre os motivos pelos quais uma empresa deve investir na terceirização de serviço jurídico para alavancar os ganhos e os benefícios que dessa prática. Boa leitura!

O que é a terceirização de serviço jurídico?

Essa prática consiste na transferência de serviços que não estejam incluídos como atividade principal da empresa. Desse modo, o escritório ou os especialistas contratados ficam responsáveis pela prestação de serviços, bem como pela gerência, treinamento e pagamento do salário dos funcionários terceirizados.

Por outro lado, a empresa contratante deve fiscalizar regularmente o cumprimento daquilo que foi combinado, por meio de contrato, entre ambas as partes.

O que envolve a terceirização?

A área jurídica é marcada pela diversidade e complexidade de tarefas e demandas. Sendo assim, é natural que a empresa recorra a uma orientação legal e aconselhamento jurídico em questões envolvendo assuntos comerciais, trabalhistas, societários, etc.

Dependendo da empresa, é possível que não seja financeiramente vantajoso manter os serviços internos de advogados ou ter um setor jurídico próprio. Nesse sentido, a contratação particular de serviços jurídicos, com o intuito de solucionar questões pontuais, ganha importância. A terceirização do departamento jurídico vai trazer mais qualidade para os processos e atividades a serem desenvolvidas.

Quais são os benefícios da terceirização?

A empresa que busca alavancar seus resultados de forma estratégica e com uma boa gestão, deve estar a par das questões burocráticas e atuar nos conformes da lei.

Confira, a seguir, as vantagens de optar pela terceirização de serviços jurídicos e como essa escolha pode auxiliar nas burocracias e normativa.

1. Diminuição dos custos

A contratação direta de advogados para fazer parte de um setor jurídico dentro da empresa pode ensejar um investimento grande e, por conseguinte, não ser atrativo para o empresário do ponto de vista financeiro.

Com a terceirização dos serviços jurídicos, há uma redução dos custos com o pagamento de advogados, manutenção de setor jurídico, fornecimento de materiais, etc.

2. Foco no objetivo do negócio

A terceirização permite que a empresa se dedique às suas operações principais — ou seja, ela se volta para o objetivo principal e escopo do negócio. Assim, não haverá a necessidade de ter preocupações quanto ao recrutamento, seleção ou até mesmo treinamento de profissionais do ramo jurídico, por exemplo.

3. Redução dos riscos

A redução de riscos envolve eventuais demandas trabalhistas dos empregados e outras questões judiciais no relacionamento com os clientes e fornecedores. Por sua vez, quando há o auxilio de advogados, fiscalizando e atuando preventivamente, os riscos desses tipos de demandas são bem pequenos.

4. Ininterrupção de processos

A terceirização de serviços jurídicos requer a substituição de profissionais de forma mais rápida e eficiente, sem que isso prejudique o andamento dos serviços. Logo, a empresa contratada é quem fica responsável por esses trâmites.

Assim sendo, a terceirização do serviço jurídico vem ganhando relevância dentro do mundo empresarial. Torna-se cada vez mais comum vermos escritórios de advocacia sendo contratados por empresas de diversos segmentos.

A terceirização nessa área surge com o objetivo de agregar valor aos negócios e para que os empresários possam ter dedicação exclusiva às questões que envolvem a eficiência e a gestão dos serviços prestados — sem se preocupar com as obrigações previstas em lei ou assuntos relacionados ao meio jurídico.

Ficou interessado em implementar a terceirização de serviço jurídico em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como fazer isso!

Você também pode gostar

Um comentário em “4 motivos para sua empresa realizar a terceirização de serviços jurídicos

Deixe um comentário

-
Tamanho da Fonte
Modo de Contraste