Blog Bocayuva Advogados

Blog Bocayuva Advogados | Advocacia que atua a favor do empresario em ações tributárias, previdência, assessoria e assistência jurídica em Brasília.

(61) 3032-8936 / 3032-8933

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba como aposentar seus colaboradores de maneira saudável!

3 minutos para ler

Com a recente reforma da previdência e mudanças constantes na economia do país, uma das maiores preocupações dos colabores, tanto de empresas públicas quanto privadas, passou a ser: como se aposentar e manter a qualidade de vida em idade mais avançada.

Essa questão pode ser sanada com a contratação de um plano de previdência por parte da empresa em coparticipação com esses colaboradores de forma que eles tenham acesso a um planejamento saudável dentro do próprio ambiente de trabalho e, assim, permaneçam nele.

Para esclarecer o assunto, preparamos um conteúdo com os pontos principais sobre os planos de previdência empresariais e seus benefícios, como a retenção de talentos. Acompanhe!

O que são planos de previdência empresariais

Previdência privada é uma forma de construção de renda com um objetivo específico. Nesse caso, ela funcionaria como uma espécie de aposentaria, mas sem a ligação com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No caso dos planos empresariais, eles são veiculados em dois formatos: instituídos e averbados. No primeiro caso, tanto o empregador quanto o empregado contribuem com a mesma quantia, dividindo os custos. Na segunda opção, o plano – geralmente coletivo – sendo pago apenas pelos funcionários.

Ainda assim, é possível observar variações dessa modalidades que podem, e devem, ser firmadas em contrato de acordo com o que foi estabelecido pela empresa.

Quais são os principais benefícios de ter um plano de aposentaria

O principal benefício para o colaborador, é a garantia de uma renda adicional ao da Previdência Social que tem seu teto estabelecido em R$ 6.101,06 para o ano de 2020. Mas nem todos receberão esse valor ao se aposentar. Um plano de aposentadoria pode ajudar a complementar o valor recebido.

Para as empresas, além de aumentar a satisfação geral de seus colaboradores o que também melhora seu desempenho nas atividades profissionais, oferecer esse benefício colabora na retenção de talentos, diminuindo a rotatividade.

Como aposentar os colaboradores de forma prática

Além de entender o que são esses planos e quais seus benefícios, também é necessário analisar algumas questões antes de realizar uma contratar. São eles:

  • qual o melhor tipo de previdência, tanto para a empresa quando para o funcionário;
  • qual seu regime de tributação;
  • se ele possui alguma taxa adicional;
  • qual a rentabilidade oferecida, entre outros;

Além dessas questões, é importante que antes de propor o benefício, os gestores, sócios ou responsáveis por implementar o projeto façam um bom planejamento analisando as variáveis e as possibilidades de incluir também, a educação financeira dentro da empresa. Dessa forma, todos serão beneficiados: empregador e empregado.

Também veja se é um bom momento para alterações no modelo de gestão e como isso pode impactar á curto, médio e longo prazo. Também é possível conversar com os colaboradores antes para saber sua opinião sobre o tema e se a proposta teria boa aceitação.

Essas são algumas dicas para começar a pensar sobre como aposentar seus colaboradores de forma que isso seja o para eles e para a empresa.

Gostou das dicas? Comente o que você achou sobre o assunto ou faça-nos uma pergunta!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-
Tamanho da Fonte
Modo de Contraste