Blog Bocayuva Advogados

Blog Bocayuva Advogados | Advocacia que atua a favor do empresario em ações tributárias, previdência, assessoria e assistência jurídica em Brasília.

(61) 3032-8936 / 3032-8933

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compliance tributário: conheça os benefícios para sua empresa!

4 minutos para ler

O ambiente tributário é muito complexo e exige algumas ações para garantir o equilíbrio e a saúde do negócio. Uma medida muito eficaz é a adoção de práticas preventivas que tenham como principal objetivo diminuir os riscos fiscais. Daí a importância do programa de compliance tributário.

Essa é uma forma de revisar as informações que serão entregues à Receita Federal e identificar possíveis erros que possam gerar multas. Por isso, é um tema que vem ganhando destaque entre as empresas no Brasil.

Para saber mais sobre esse assunto e conhecer sua importância para o sucesso dos negócios, siga a leitura!

O que é compliance tributário?

Compliance (originário do verbo em inglês “to comply”, que pode ser traduzido como “cumprir uma norma”), significa agir com obediência a um comando ou uma regra. Dessa forma, sua ação na área tributária é realizada pelas medidas que visam garantir a conformidade nos processos diários, como pagamento de tributos e entrega de documentos.

Importância

Sua importância para o setor tributário se dá pelo papel de avaliar e organizar os processos fiscais da empresa, para que eles estejam de acordo com a legislação. Assim, companhias que estruturam sua área fiscal com o auxílio do compliance conseguem que suas equipes acompanhem as mudanças a tempo de aplicar as melhores soluções. Isso minimiza o risco de elas não cumprirem suas obrigações.

Quais são seus principais benefícios?

Esse programa traz muitas vantagens para empresas de qualquer porte e que atuam em diferentes setores. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • fazer uma adequada apuração dos tributos;
  • reduzir a carga tributária;
  • administrar os processos tributários de forma mais eficiente;
  • atender às fiscalizações em andamento;
  • manter os arquivos digitais seguros;
  • conquistar maior credibilidade para a empresa;
  • aumentar a qualidade e a eficiência na prestação dos serviços;
  • alcançar os objetivos de governança corporativa;
  • realizar a manutenção de certidões de regularidade fiscal;
  • cumprir a agenda tributária em todas as esferas;
  • prevenir a não conformidade para evitar penalidades e prejuízos financeiros.

Como estabelecer um programa de compliance tributário?

Para implantar de forma efetiva esse programa na sua empresa, é preciso seguir algumas orientações. Na sequência, veja as principais dicas para implementar essa medida.

Organize a agenda

Elaborar uma agenda tributária possibilita que todas as obrigações fiscais — principais e acessórias — sejam registradas com informações dos períodos em que precisam ser prestadas. Isso evita atrasos ou não pagamento de tributos.

Otimize a entrega das informações

Melhorar o método de entrega de informações e utilizar o esquema exigido pelo Fisco contribui para que os dados não sejam entregues de forma incorreta, incompleta ou fora de prazo.

Use a tecnologia

Investir em ferramentas tecnológicas, que gerenciem as informações e realizem diagnósticos fiscais em pouco tempo, reduz o trabalho “manual” dos profissionais. Isso diminui a margem de erros e contribui para a queda de custos da empresa.

Conte com uma boa assessoria jurídica

Para o sucesso do programa, o compliance deve ser considerado como um elemento contributivo para a eficiência e a segurança, pois consegue produzir grandes transformações no ambiente corporativo. Diariamente, o empresário lida com muitas questões relacionadas à gestão da empresa, como geração de resultados, desenvolvimento da atividade-fim, relações com fornecedores, cliente e colaboradores, entre outras. Por isso, é mais vantajoso que ele contrate uma consultoria para implementar esse programa. Assim, poderá se dedicar a todas as outras ações e ter tranquilidade por todas as medidas fiscais legais serem atendidas.

O compliance tributário é um trabalho preventivo, que tem como principal objetivo evitar os riscos na área fiscal e verificar se a empresa está de acordo com a legislação tributária vigente. Assim sendo, além de evitar que a organização fique exposta a medidas punitivas dos órgãos fiscalizadores, também pode gerar benefícios financeiros que contribuirão para os resultados do negócio. 

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo nas questões fiscais da sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-
Tamanho da Fonte
Modo de Contraste