Blog Bocayuva Advogados

Blog Bocayuva Advogados | Advocacia que atua a favor do empresario em ações tributárias, previdência, assessoria e assistência jurídica em Brasília.

(61) 3032-8936 / 3032-8933

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprenda como diminuir custos da empresa com uma boa gestão fiscal

3 minutos para ler

Todo empresário sabe o impacto que a carga tributária traz para as empresas. Com uma legislação complexa, nem sempre é fácil para que os gestores entendam todos os impostos que devem ser pagos e como precisam ser realizados.

Dessa maneira, é comum que algumas instituições tenham sérias dificuldades na área fiscal, tendo gastos extras por falta de informação. Em alguns casos, a situação pode levar até mesmo à falência.

Por isso, pensar em uma boa gestão fiscal é fundamental para diminuir custos da empresa, evitando prejuízos. Neste texto, você verá algumas dicas que são essenciais para uma gestão fiscal. Confira!

Quais são os passos para diminuir custos?

Observar os benefícios fiscais

Uma das melhores maneiras para diminuir os custos da instituição é analisar todos os benefícios fiscais que podem, de alguma maneira, favorecer sua empresa. A melhor forma de fazer isso é contar com apoio de profissionais de contabilidade que entendam do assunto, já que uma instituição pode se beneficiar com isenções de ICMS ou mesmo redução nas porcentagens, de acordo com o caso.

Então, converse com o contador e veja se a atividade da sua empresa pode ser enquadrada em algum benefício fiscal, o que diminui despesas com tributos, fazendo com que seu negócio possa usar os valores em investimentos para o crescimento da marca.

Rever o regime tributário

Entender se a empresa está enquadrada no regime tributário correto também é uma ação importante. É comum que o assunto gere discussões, até mesmo entre os profissionais contábeis, já que o fato de ter baixo faturamento não diz que a empresa precisa ser enquadrada no Simples Nacional. Nesse sentido, é necessário que o contador faça uma análise profunda do faturamento da instituição.

Com uma gestão profissional acompanhada de assessoria eficiente, é possível identificar se é necessário realizar a mudança de regime. Dessa maneira, pode ser que a empresa consiga fazer o direcionamento de custos de acordo com as necessidades da instituição.

É comum que algumas empresas paguem mais impostos que precisam por não contar com uma gestão eficiente. Ela é necessária para que se entenda o faturamento de forma completa, permitindo entender se a atual tributação é a mais adequada.

Fazer um planejamento tributário eficiente

Pensar em um planejamento tributário não é algo que pertence apenas às grandes empresas. Ao contrário, todo negócio deve fazer um estudo aprofundado para evitar que problemas venham a prejudicar o fluxo de caixa da empresa no futuro, pela necessidade de efetuar o pagamento de impostos.

Com o planejamento, a empresa já estará preparada para fazer o pagamento e o fará sem trazer dificuldades ao orçamento.

Alguns tributos, por exemplo, devem sempre ser organizados para que não gere problemas ao fluxo de caixa. É o caso daqueles que são pagos anualmente, em datas já estabelecidas, como é o caso do IPVA (Imposto sobre veículos automotores) e o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

Contar com assessoria especializada

Como você viu, contar com uma assessoria especializada garante que você tomará as melhores decisões quanto aos tributos, podendo gerar redução de custos e maior conhecimento da situação financeira da empresa. Nesse sentido, conheça a Bocayuva Advogados, formada por profissionais qualificados e experientes para lidar com suas demandas e necessidades, ajudando seu negócio a diminuir custos da empresa.

Quer conhecer mais? Então, entre em nosso site e descubra um pouco mais sobre nossos serviços.

Você também pode gostar

Um comentário em “Aprenda como diminuir custos da empresa com uma boa gestão fiscal

Deixe um comentário

-
Tamanho da Fonte
Modo de Contraste