Blog Bocayuva Advogados

Blog Bocayuva Advogados | Advocacia que atua a favor do empresario em ações tributárias, previdência, assessoria e assistência jurídica em Brasília.

(61) 3032-8936 / 3032-8933

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba o que considerar ao contratar um escritório de advocacia em Brasília

5 minutos para ler

O Direito está presente em vários momentos da vida de uma pessoa: compra e venda de imóveis, pedido de aposentadoria, ações de indenização, reclamações trabalhistas, consultoria empresarial, entre diversos outros serviços. Isso significa que a contratação de advogados pode ser necessária por diferentes motivos.

Assim como em toda profissão, existem aqueles profissionais de confiança e capacitados para exercer suas funções, e outros, nem tanto. É aí que surge a importância de analisar alguns requisitos antes de escolher o advogado ideal em um escritório de advocacia em Brasília.

Quer contar com o apoio de um escritório que ofereça todo o suporte e segurança jurídica necessários em consultorias e no acompanhamento da sua demanda judicial? Neste artigo, você vai conhecer os principais itens que devem ser analisados antes de contratar um escritório de advocacia em Brasília. Então, acompanhe a leitura!

Busque referências e conheça a reputação do escritório

Pesquise a reputação do escritório e a imagem que ele passa para o mercado. Para isso, você pode buscar informações em sites jurídicos específicos e fóruns de internet. Também pode perguntar para amigos, conhecidos e clientes que já contrataram aqueles serviços. Não se esqueça de verificar a situação profissional dos advogados (OAB ativa) ou a existência de processos contra o escritório em curso.

Analise a estrutura do escritório

O escritório deve ter uma estrutura suficiente para analisar as demandas dos clientes de modo satisfatório. Geralmente, os escritórios costumam contar com vários advogados, sendo que existem profissionais especializados em várias áreas do Direito. Assim, o número de demandas se torna maior.

Também é importante ter um quadro de assistentes e estagiários, pois eles vão otimizar o trabalho dos advogados. Além disso, a depender da dificuldade e da complexidade dos casos jurídicos, pode ser pertinente aumentar o efetivo de advogados, uma vez que se torna necessário uma maior força de trabalho envolvida no processo.

Exija clareza nas informações que são transmitidas

Observe se o advogado expõe com clareza os elementos que envolvem a sua demanda judicial: chances de êxito da ação, custos processuais, eventual pagamento de honorários de sucumbência, riscos e consequências da ação e fases processuais. O ideal é que o profissional tenha o máximo de transparência no diálogo com o cliente. Preste atenção a todos os detalhes. Em caso de dúvidas, não deixe de questionar o advogado.

É igualmente importante ligar o sinal alerta e desconfiar caso o advogado prometa prontamente o sucesso da ação. De fato, cada caso é único, e pode ser que o magistrado tenha um ponto de vista diferente daqueles semelhantes que já foram julgados, afinal o juiz julga o processo conforme sua convicção e levando em conta o livre convencimento motivado.

Analise a disponibilidade

A rotina dos advogados costuma ser bastante corrida, uma vez que eles precisam executar muitas tarefas: elaborar peças processuais, protocolar petições, comparecer em audiências, despachar com juiz, responder e-mails, acompanhar publicações etc.

Contudo, mesmo diante de tantas atividades, o advogado não pode se descuidar dos clientes. E aí que você deve analisar o tempo médio que o escritório demora para responder às suas dúvidas e fornecer o atendimento necessário para o seu problema.

Verifique as formas de pagamento disponíveis

Veja se a forma de pagamento oferecida está de acordo com a sua realidade financeira. As principais opções disponíveis são: dinheiro, cheque e cartão de crédito. Normalmente, o advogado pede uma porcentagem do valor antes da propositura da ação e o restante após o deslinde da causa. O valor deve levar em consideração especialmente a complexidade do caso.

As formas e os prazos tradicionais para pagamento precisam estar estabelecidos na proposta de honorários e formalizados no contrato de prestação de serviços. Esse é um cuidado muito importante que evita problemas no futuro. Também é relevante mencionar que os valores devem respeitar o teto de serviços estabelecido na tabela da OAB, que costuma variar conforme o estado.

Esses são os principais fatores que devem ser analisados ao procurar um escritório de advocacia em Brasília. Portanto, avalie com detalhes cada um desses pontos. Afinal, a qualidade e a postura dos profissionais terão influência direta para o sucesso da sua demanda!

Está em busca de um escritório de advocacia em Brasília que seja confiável e eficiente? Então, entre em contato com o escritório Bocayuva Advogados e agende um horário com nossos profissionais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-
Tamanho da Fonte
Modo de Contraste