Blog Bocayuva Advogados

Blog Bocayuva Advogados | Advocacia que atua a favor do empresario em ações tributárias, previdência, assessoria e assistência jurídica em Brasília.

(61) 3032-8936 / 3032-8933

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é ROI? Veja dicas de como aplicá-lo na sua empresa

4 minutos para ler

Ao pensar em realizar investimentos, surge uma dúvida muito comum sobre o resultado que será alcançado. Para responder a essa questão, é importante calcular o retorno que se pode esperar de determinado investimento e acompanhar se ele está atendendo às expectativas. Nesse sentido, você sabe o que é ROI?

Ele é um indicador fundamental que mostra quanto dinheiro uma empresa está ganhando (ou perdendo) a cada vez que investe. Por isso, torna-se relevante que as organizações que desejam investir aprendam a calcular esse item.

Para conhecer mais sobre o assunto e aprender como aplicar esse indicador, siga a leitura!

O que é ROI?

ROI vem do termo em inglês Return Over Investment, que significa Retorno sobre Investimento. Ele avalia a recompensa daquilo que foi investido a partir de aplicações próprias ou de terceiros e pode ser utilizado para calcular uma aplicação específica.

Ao calcular esse indicador, é possível perceber se a companhia está ganhando ou perdendo dinheiro, além de identificar mais facilmente possíveis falhas e corrigi-las.

Qual é a sua importância para as empresas?

Para ter uma empresa financeiramente saudável, é preciso ter um bom controle de gastos. O valor de um negócio está no quanto ele pode crescer. Por isso, utilizar um indicador tão eficiente permite maior controle dos resultados obtidos com investimentos feitos em qualquer área de uma empresa.

Toda instituição, independentemente do ramo, pode se beneficiar com o ROI, pois seus dados são muito eficazes quando o assunto é a vida financeira empresarial. Ao calcular seu retorno sobre as aplicações, a companhia terá uma avaliação real sobre os valores gerados para cada dinheiro investido.

Dessa forma, saberá se os esforços estão gerando lucro ou prejuízo e poderá direcionar melhor as diretrizes para ampliar, melhorar ou encerrar alguma ação.

Como realizar o cálculo?

Saber calcular o ROI possibilita mais acesso a dados diversos, os quais auxiliam a equipe no controle dos recursos para investimento. O cálculo é feito da seguinte forma:

(Receita – Custos / Custos) x 100

Isso significa subtrair o lucro do custo inicial e depois dividir o resultado pelo mesmo valor. Ao multiplicar por 100, chega-se ao valor da porcentagem final, que será a taxa de retorno sobre o investimento.

Como avaliar os resultados do ROI?

A partir do resultado obtido, é preciso analisar o que o pode ter influenciado. Para isso, entre outras, vale responder a algumas questões como:

  • Existe alguma relação entre os investimentos de alto retorno?
  • A instituição tem um retorno similar ao do concorrente?
  • A empresa alcança resultados melhores do que as demais do setor?

Esses questionamentos vão auxiliar a avaliar os resultados obtidos, identificando as causas de a organização estar ganhando ou perdendo dinheiro. Essa informação permite que a companhia investigue o problema e faça as mudanças necessárias.

Como usar os dados para tomar decisões?

Após aprender como calcular o ROI e como avaliar seus resultados, é importante saber como usar os dados encontrados para auxiliar na tomada de decisão. Um indicador que apresenta um bom resultado hoje pode apresentar um diferente no futuro. Por isso, é fundamental acompanhar e verificar suas variações constantemente.

Empresas que têm por hábito calcular frequentemente o ROI disparam na frente das concorrentes que não fazem o mesmo. Ao adotar esse hábito, a companhia consegue ver a mudança no padrão de crescimento de suas aplicações. Dessa forma, consegue elaborar estratégias rapidamente para resolver possíveis problemas.

Assim sendo, acompanhar o retorno sobre investimento precisa se tornar uma cultura da empresa, na medida em que ele ajuda a ter uma visão melhor sobre cada segmento e seus resultados. Tudo isso facilita na tomada de decisão, pois permite que o empresário conheça melhor seu negócio.

Calcular o retorno sobre o investimento é extremamente importante para a saúde financeira da organização. Para tanto, o primeiro passo é saber exatamente o que é ROI e qual seu papel para o sucesso dos negócios. Seguindo as dicas que demos aqui, sua empresa estará pronta para lidar com esse indicador e fazer o melhor uso dos dados apresentados.

Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook e no Instagram!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-
Tamanho da Fonte
Modo de Contraste