Entenda como fazer o planejamento da aposentadoria na empresa!

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Implementar um programa de planejamento da aposentadoria pode trazer inúmeros benefícios. Seja para a empresa ou para os colaboradores (que se sentem valorizados pela iniciativa e, em consequência disso, melhoram seu desempenho).

Essa não é uma ação encontrada apenas no setor privado, pelo contrário! Instituições públicas também têm investido na ideia com os Programas de Preparo para Aposentadoria (PPA) e com resultados satisfatórios. Quer saber mais sobre o que é e como fazer esse planejamento? Este post pode ajudar!

O que é o planejamento da aposentadoria empresarial

Um planejamento de aposentadoria é um programa que permite ao colaborador a garantia de receber, ao finalizar seu tempo de contribuição profissional, uma aposentadoria ou determinados benefícios que podem ser incluídos nesse planejamento.

Mas para que tudo ocorra conforme o planejado, é necessário atenção aos detalhes e à legislação vigente. E é nesse ponto que tudo pode complicar.

Contar com uma assessoria pode ajudar a encontrar as melhores formas de implementação desse plano, bem como estabelecer quais serão os direitos e deveres da empresa e do colaborador durante os anos de contribuição.

Ressaltando que o planejamento da aposentadoria pode ser feito como um complemento à tradicional aposentadoria pelo INSS que, com a recente reforma da previdência, têm sido uma preocupação para os trabalhadores.

Como implementar o planejamento na prática

Para esclarecer como esse planejamento pode ser implementado, selecionamos um passo a passo bem objetivo. Acompanhe!

Analise as possibilidades

Antes de iniciar qualquer planejamento, é importante analisar as reais possibilidades para a sua implementação.

  • É possível realizar essas mudanças agora?
  • Quanto vai custar ao caixa da empresa?
  • Qual será o ROI, o retorno sobre investimento ainda que não seja imediato?

Com essas informações em mente e muito bem documentadas, fica mais fácil nortear a próxima etapa.

Defina políticas para isso

Neste ponto, já é possível entender a realidade da empresa e como esse planejamento pode ser de fato estruturado. Assim, essa é uma etapa que pode demandar um pouco mais de tempo e comprometimento. Para isso, responda:

  • Quais serão as “regras do jogo”?
  • O que será estabelecido em contrato?
  • E quais serão as obrigações das partes envolvidas?

Ter todas essas questões bem definidas antes de começar, pode ajudar a prevenir problemas a curto, médio ou longo prazo.

Crie um cronograma

A implementação do planejamento não precisa ser totalmente imediata. é possível estabelecer um cronograma gradual de forma que a parte financeira da empresa não seja comprometida.

Aproveitar esse espaço de tempo para educar os colaboradores em relação à qualidade de vida durante os anos trabalhados e após, ou ainda, informar sobre a possibilidade da realização de uma aposentadoria gradual na qual não há um rompimento abrupto na rotina de trabalho e prepará-lo para isso, pode ser uma boa opção.

Embora os benefícios da implementação de um plano de aposentadoria a longo prazo sejam inúmeros, é preciso saber exatamente qual o passo a passo ideal para cada tipo de empresa e objetivo. Um bom planejamento é aquele que garante benefícios a todos os envolvidos e para isso pode ser necessário contar com serviços especializados.

Estruturar um planejamento da aposentadorias dentro de uma empresa e que de fato tenha como objetivo primário a qualidade de vida do colaborador, é o segredo para que ele surta efeitos secundários na qualidade do trabalho prestado na empresa.

Gostou da ideia e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

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