Blog Bocayuva Advogados

Blog Bocayuva Advogados | Advocacia que atua a favor do empresario em ações tributárias, previdência, assessoria e assistência jurídica em Brasília.

(61) 3032-8936 / 3032-8933

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que é importante se planejar para a aposentadoria?

4 minutos para ler

Do mesmo modo que planejamos eventos importantes da vida como viagens, casamento, filhos, a compra da casa própria, dentre outros, é importante se planejar para a velhice, para que a melhor idade seja apreciada de forma confortável.   

Muitos sonham com a aposentadoria, mas poucos são os que de fato se preparam para ela. O Planejamento Previdenciário é um planejamento de vida, uma medida de precaução para assegurar que o trabalhador viva sua melhor idade de forma tranquila, aproveitando o resultado dos esforços que fez durante toda sua vida.  

O Planejamento Previdenciário  consiste na análise do histórico previdenciário do contribuinte e na elaboração de um plano de previdência para otimizar as contribuições, com o objetivo de que o trabalhador receba o melhor benefício previdenciário possível.  

A lei obriga o INSS a conceder a melhor aposentadoria disponível ao segurado. Porém, na prática, a análise feita pelo INSS é superficial e, muitas vezes, desconsidera fatores que podem aumentar o valor do benefício e/ou diminuir o tempo de espera pela aposentadoria, como vínculos na carteira de trabalho que não tenham sido adicionados ao CNIS ou períodos especiais trabalhados. 

Assim, sem a devida orientação, o trabalhador pode acabar por contribuir por mais tempo que o necessário e receber menos do que tem direito.  

Previsibilidade 

Com o Planejamento previdenciário, o trabalhador sabe com antecedência em quanto tempo pode se aposentar, quanto precisa contribuir e qual a estimativa do valor que irá receber. Além disso, receberá a melhor orientação para conseguir comprovar seu  direito perante o INSS e diminuir as chances de precisar recorrer à justiça para receber seu benefício.  

Precaução  

Certas situações que diminuem o tempo necessário de contribuição ou certas espécies de vínculo exigem prova contemporânea para serem consideradas. Ou seja, é preciso que haja documentos da época da contribuição para comprovar a contribuição. É o caso, por exemplo, de tempo de contribuição exercido em condições especiais que exige o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), ou ainda, a filiação como  segurado especial, que exige prova do exercício de atividade rural, na forma imposta em lei, ou a filiação como facultativo de baixa renda, que exige CadÚnico etc.  

Muitas vezes, o trabalhador não tem vínculo reconhecido justamente pela falta de documentação, pois esta se perdeu ao longo do tempo ou, por falta de conhecimento, o trabalhador descartou ou sequer adquiriu o documento necessário. 

Nesse sentido, o planejamento previdenciário feito com antecedência evita que isso ocorra, pois o trabalhador será orientado sobre quais documentos serão exigidos pelo INSS, e pode se preparar guardando toda a documentação necessária.  

A melhor Estratégia  

Através do planejamento previdenciário, realizado com um profissional especializado na lei previdenciária,  o trabalhador saberá qual a melhor forma de contribuir para ter o melhor benefício. Além disso,  poderá se valer de ferramentas que estão na lei para melhorar o valor de seu benefício.  

Por exemplo, a junção de contribuições inferiores ao mínimo exigido, para formarem uma e aumentarem o valor de benefício e tempo de contribuição, 

Outrossim, com o planejamento previdenciário se evita que o trabalhador desperdice contribuições que não farão diferença em seu benefício. 

Por todo o exposto, resta claro a importância de se realizar um planejamento previdenciário, mesmo que não se esteja planejando se aposentar no futuro próximo, para garantir que, quando chegar a hora, o trabalhador possa aproveitar sua aposentadoria sem surpresas desagradáveis e dores de cabeça.  

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-
Tamanho da Fonte
Modo de Contraste