Previdência privada vale a pena? Tire suas dúvidas aqui

3 minutos para ler

Com tantas mudanças acontecendo no cenário econômico do país, é comum que existam mais dúvidas que certezas. Assim, uma das perguntas mais comuns é se a previdência privada vale a pena. A boa notícia é que nós temos a resposta!

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre o que é previdência privada.

Planos de previdência são produtos financeiros contratados com o objetivo de gerar renda futura. Oferecidos por seguradoras ou instituições financeiras, a contribuição pode ser feita de diversas formas. É possível ainda, encontrar diversos tipos de aplicações em cada instituição e é preciso atenção na hora de escolher.

Previdência privada vale a pena?

Aplicar em fundos de previdência privada vale a pena, principalmente, quando o objetivo são as metas de longo prazo, como: aposentadoria, independência financeira ou quaisquer outros planos que você tenha para o futuro. Sendo essa, uma ótima opção se levarmos em conta as projeções de taxas de juros para os próximos 10 ou até 30 anos.

Existe diferença entre previdência pública e previdência privada?

Em resumo, existem dois tipos de previdência: a pública, também conhecida como social, destinada aos trabalhadores com carteira assinada e de responsabiliza do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

E a previdência privada, ou complementar como também e conhecida, que é de iniciativa particular e que podem ser adquiridas no mercado via corretoras de valores e bancos ou via benefícios empresariais.

Para não restar dúvidas, vamos a um resumo do que vimos até agora.

Quando deve ser feita

Um plano de previdência privada deve ser feito quando houver a necessidade ou intenção de acumular renda por um longo período de tempo. Especialistas consideram 8 anos um bom número mínimo pata tal investimento.

Para quem é indicado

Ela é indicada para complementar aposentadoria, ajudar em planos de independência financeira ou para reservar um valor específico para uma finalidade qualquer que requeira uma quantia mais alta de dinheiro para ser concretizada.

Como procurar uma previdência privada

É possível encontrar planos de previdência privada em bancos, inclusive os que você já tem conta e em corretoras externas que costumam deter as melhores opções para o investidor, além de contar com garantias de proteção ao dinheiro.

Vale a pena adotar a previdência privada nas empresas?

Existe ainda a possibilidade de uma empresa oferecer planos de previdência para seus funcionários. Essa prática é muito comum e influencia diretamente na atuação desse funcionário em sua rotina de trabalho.

Isso porque, com uma garantia extra de rendimentos para sua aposentadoria, é possível que o funcionário beneficiado, queira manter seu emprego atual o que tem como consequência: melhoria em seu rendimento e mais tranquilidade para a sua vida pessoal.

A influência é positiva também para a empresa que, com a satisfação de seus colaboradores, garante alta taxa de retenção, baixa rotatividade e redução de custos com novas contratações.

Portanto, mesmo nesses casos — e especialmente neles — oferecer previdência privada vale a pena sim! Vale ressaltar que alias os planos à treinamento de planejamento financeiro, pode ser uma excelente ideia.

Gostou deste conteúdo? Então, você pode se aprofundar mais sobre o tema e buscar escritório de advocacia especialista no assunto, como o escritório Bocayuva advogados. Não perca tempo e planeje seu futuro.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-
WhatsApp chat